Muito se fala de quais técnicas pode-se utilizar para conseguir passar no tão sonhado exame de suficiência CFC.

Neste artigo vou apresentar como consegui passar logo na primeira tentativa com apenas 3 meses de estudo (obtendo 37 acertos no exame).

Primeiramente, vamos as estatísticas:

De acordo com dados do CFC (levantamento feito 25/03/2018), a média de candidatos que passam no exame é de apenas 35,87%.

Entretanto, se pegarmos os últimos 3 exames, tivemos índices muito baixos de aprovação:

2016 – 2º Exame: 21,89%

2017 – 1º Exame: 25,26%

2017- 2º Exame: 27,02%

Estes dados são para quem conseguiu obter a nota mínima exigida, se elevarmos os números de acertos o índice irá diminuir sensivelmente a cada questão correta.

Desta forma, como estudar em pouco tempo e conseguir obter quase 40 acertos ? Passando sem sustos ou medos?

Para passar de forma tranquila, acredito que você deva se preparar para tentar obter 40 acertos e não apenas 25 pois desta forma você terá uma grande margem para erros.

Estou passando a vocês o que deu certo para mim e espero do fundo do meu coração que as dicas  sirvam de inspiração e auxílio na obtenção do CRC.

Primeiramente, descubra como você consegui absorver melhor o conhecimento, perceba se você é melhor com leitura, vídeo aulas, podcast, resolução de exercícios, cursos, respondendo simulados, etc.

Uma vez que você percebeu qual a melhor forma você capta o conhecimento, dedique a maior parte do tempo da maneira que você possui mais facilidade (mas não foque apenas em 1 método).

Faça o seu cérebro obter o conhecimento através de todas as vias citadas, inicie um curso preparatório para o exame de suficiência, mesmo com o curso em andamento, não deixe de ler fontes alternativas, quando cansar de ler, vá assistir uma vídeo aula, antes de dormir, ouça um podcast, depois coloque em prática com exercícios e simulados.

De preferência ao método que você se adaptar melhor mas não utilize apenas 1 método como fonte de estudo pois “ninguém” consegui absorver 100% das informações através apenas de 1 método.

Por fim, vou passar a dica mais valiosa (que deu certo para mim):

Resolva todas as provas passadas e busque explicações para o que não conseguir acertar. Só fique satisfeito após estar acertando pelo menos 90% das provas passadas.

Não decore o que não deve ser decorado, ou seja:

Questões que devem ser entendidas não procure decorar mas sim entender, já questões que podem ser decoradas, não pense duas vezes antes de decorar (mas lembre-se da interpretação do enunciado para não cair em pegadinhas nas provas futuras).

Bem pessoal, espero que estas dicas ajudem vocês a passarem no exame.

Um grande abraço.

Fonte dos dados estatísticos: http://cfc.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Resultadofinalporexame.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *