IMPORTÂNCIA DAS CONTABILIDADES PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO BRASIL.

De acordo com dados do SEBRAE (2014) Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena Empresa, as ME Micro e pequenas empresas respondem à 27% do PIB Nacional. A evolução das ME na economia brasileira foi de 23,2 % no ano de 2001 para 27 % no ano de 2011. Em termos monetários, a produção partiu de R$ 144 bilhões em 2001 para chegar na cifra de R$ 599 bilhões em 2011.

Esta apuração foi feita com a soma das riquezas geradas por empresas de todos os portes nos setores de Comércio, Indústria, Serviços e Agroindústria – exceto o setor público e as intermediações financeiras, uma vez que não há micro e pequenas empresas nestes setores.

A Tabela 1 apresenta a participação do PIB das ME por setor.

Setor Participação das ME
Comércio 36,3 %
Indústria 22,5 %
Total 58,8 %

Tabela 1 – Participação por setor ME (Fonte: Sebrae, 2014)

 

Convém destacar que a participação das ME do setor industrial (22,5 %) está próxima das empresas de médio porte (24,5 %) do mesmo segmento.

Outro dado relevante é que as ME empregam 52% da mão de obra formal no País e respondem por 40% da massa salarial brasileira (SEBRAE, 2014).

Diante do crescimento exponencial que este setor apresentou no período citado acima, segundo Kassai (1997), por diversas vezes o empreendedor possui perfil técnico, contudo não detém expertise administrativa deparando-se com problemas rotineiros como administração de pessoal, produção, compras, capital de giro, dentre outros. E por evitar especialistas da área ou gerar economia de custos ou despesas, o empreendedor foca suas atividades nos problemas do cotidiano acima, todavia perde a visão do negócio, planejamento e busca de oportunidades.

Por sua vez, Pinheiro (1996) informa que o problema da má administração das ME é a causa da alta rotatividade dos colaboradores. Isso ocorre, por que, segundo Almeida (1994) a administração é feita pelos proprietários das ME que não possuem capacidade técnico administrativa para lidar com os fatores inerentes  no cotidiano empresarial.

Desta forma, segundo o professor Bortolli (1980) as ME vivem de acordo com o talento e capacidade técnica do negócio do empreendedor.

Todavia, um dos principais problemas enfrentados pelos  empreendedor está relacionado à compreensão dos aspectos financeiros e contábeis do negócio.

Assim sendo, Kassai (1997) ressalta que as dificuldades que o empreendedor tem para dominar as técnicas contábeis, sendo que isto torna as informações contábeis apenas mera obrigação legal, em vez de suprir com dados relevantes para tomadas de decisão gerencial.

A própria autora afirma que as grandes empresas necessitam de um grupo de especialistas contábeis e de direito para dar suporte ao gestor no momento de suas decisões empresariais. No entanto, as ME são gerenciadas por feeling e experiência passada pelos familiares, ou seja, a contabilidade poderá fornecer informações desde aspectos operacionais como produção, vendas, custos  até a projeção de um fluxo de caixa de modo a otimizar o capital de giro e reduzir custos operacionais e administrativos.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro. Desenvolvimento de Um Modelo de Planejamento Estratégico para Grupos de Pequenas Empresas. São Paulo:1994. Tese de Doutorado, FEA/USP, p. 5.

BORTOLI NETO, Adelino de. Tipologia de Problemas das Pequenas e Médias Empresas, São Paulo: 1980. Dissertação de Mestrado, FEA/USP, p. 45.

KASSAI, Silvia.As empresas de pequeno porte e a contabilidade 1997 – Acessado em 03 de Abril de 2018 às 16:18 hs. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-7000100004>;

PINHEIRO. Maurício. Gestão e Desempenho das Empresas de Pequeno Porte: Uma Abordagem Conceitual e Empírica. São Paulo: 1996. Tese de Doutorado. FEA/USP. p 9.

SEBRAE, 2014 – Acessado em 03 de Abril de 2018 às 15:58 hs. Disponível em <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil,ad0fc706>;

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *